Change your cover photo
Upload
Robson Rodrigues
Robson Rodrigues de Souza
(Franz Tagore)

Robson Rodrigues de Souza nasceu em 6 de julho de 1983, em Petrolina–PE. Filho de Maria Dasdores Rodrigues e Rosalvo Dantas de Souza, é pai de Olavo Ferreira Rodrigues de Souza e Álvaro Ferreira Rodrigues de Souza, e companheiro de Adriana Ferreira Santos.

Cursou o ensino fundamental no Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora e no Colégio Estadual Senhor do Bonfim, em Uauá–BA, concluindo o ensino médio no Colégio Estadual Hildete Lomanto, em Juazeiro–BA. Estudou Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

É maçom, ambientalista e bioconstrutor. Foi sócio-fundador da Associação de Artesãos de Uauá e da Casa de Cultura Prefeito Pedro Ribeiro. Idealizou e fundou o Centro de Cultura Pirilampos e a Escola de Artes de Uauá, ao lado dos artistas plásticos Flávio Henrique e Maciel Oliveira.

Como artista plástico e fotógrafo, expôs seus trabalhos em diversas capitais brasileiras — Salvador, Fortaleza, São Paulo, Rio Branco e Belém — e internacionalmente, em Viena, Áustria. Em parceria com artistas como Idalina Samambaia, Doris Maier, Iosef Rax e Marcos Cocchianella, realizou várias exposições itinerantes.

Na literatura, publicou seu primeiro livro de poemas e dezenas de outros textos sob diversos pseudônimos e heterônimos: Franz Tagore, Górki Amin, Francisco dos Santos, Papulengo Pãros, Schwarzwolf, Xiko Nobré e Akiba Zorrar. Criou, junto aos cordelistas Basílio Gonçalves, Gildemar Senna, Dãozinho e Rogério Coelho, o projeto Cordel na Feira.

Fundou e foi editor-chefe do jornal O Matuto por cinco anos e criou o Foto Clube Pium em Rio Branco–AC. Como radialista, idealizou o programa A Hora do Bode, transmitido na Rádio Comunitária Luz do Sertão FM.

Apaixonado por livros, Junto com O Advogado Italmar Palma, fundou o Clube do Livro de Uauá. Mantém sua própria biblioteca particular. No ativismo ecológico, atua desde 2002. Produziu, doou e comercializou mais de meio milhão de mudas de espécies nativas. Em 2007, fundou a Associação dos Patrulheiros Ambientais Guardiões da Caatinga, da qual é presidente. Foi assessor de meio ambiente da COOPERCUC e da Prefeitura de Uauá–BA, além de secretário municipal de Meio Ambiente e Cultura.

Idealizou e fundou a COOPERBODE e, junto com Adriana Ferreira, construiu o Eco Sítio dos Passarinhos e a Casabioagradável, destaque nacional. Criou o Banco de Sementes da Caatinga, o Viveiro Rosas do Vale da Adenium obesum e o Cactário Vô Miguel Epifânio. Implantou a Trilha do Eco Park Vó Isabel Dantas, com percurso de 10 km.

Colaborou com o livro Arqueologia da Bahia, registrando a Pedra do Índio e outros sítios arqueológicos de Uauá no projeto de conservação do IPHAN. Como cartógrafo, produziu diversos mapas temáticos, com destaque para os de Uauá, Canudos e Morro do Chapéu, Jaguarari, Curaçá, Chorrochó, etc.

Na astronomia, fundou o Clube de Astronomia Pirilampos e integra a Associação dos Astrônomos Amadores da Bahia (AAAB).

Viajou por diversos países da Europa e América Latina. No esporte, acumula mais de 100 medalhas e troféus em natação, corrida e ciclismo. Idealizou eventos como o Desafio Os Sertões de Ciclismo e o Desafio Tributo Adventure de Cross Duathlon.

Como empreendedor, fundou a Cachaçaria Uauá, com reconhecimento nacional pela cachaça sabor umbu, e a Casa das Plantas. Atualmente, é presidente da Academia Brasileira de Letras, Artes e Ciências da Caatinga, ABLACC, na qual se dedica-se ao estudo do bioma Caatinga, com o propósito de desenvolver soluções sustentáveis que gerem renda e empregos com o mínimo impacto ambiental.
This user account status is Approved

✨ Vamos dar o primeiro passo